sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A busca da Felicidade!

Segundo o dicionário Michaelis, o termo felicidade está definido como estado de quem é feliz; bem-estar; contentamento; bom êxito. Porém, analisando essa palavra e seu significado mais de perto, é possível uma leitura que ultrapassa o conhecimento genérico e global do que é ser feliz!
Seria pretensão minha querer conceituar o que é a felicidade. Esse enigma é sondado por tanta gente, mas ainda não li ou ouvi algo que me satisfaça completamente, justamente porque ser feliz é uma sensação muito singular e, em alguns momentos, até indescritível. Por esses motivos, a única maneira de eu desdobrar meus pensamentos acerca desse assunto, é descrever o que é felicidade pra mim.
Provavelmente meu primeiro momento feliz na vida foi quando eu gritando e chorando de fome, fui alimentada pelos seios de minha mãe. Psicologia à parte, devo informar que, infelizmente, não consigo recordar dessa satisfação única. Pois então, retornando ao meu passado, tenho a chance de relembrar vários momentos felizes, desde uma pescaria com meus avós até as cócegas que minha mãe e meu pai faziam pra me acordar (Hoje em dia isso não me faz feliz!!! rs).
Ser feliz pra mim é poder todo dia olhar para os meus pais e dizer que os amo. Ser feliz é poder compartilhar com meus amigos e amigas minhas risadas e lágrimas. Ser feliz é poder trabalhar, é poder comer o que gosta, é poder correr, mergulhar, é poder criar. Ser feliz é estar ao lado da pessoa que gosta, é doar, receber, é poder amar.
A felicidade não se trata apenas de poder, mas também de ser. Ser uma pessoa feliz, na minha opinião, é não desistir dos seus sonhos, é acreditar que não há nada ruim que não possa ficar pior (Frase emprestada de uma querida amiga). Ser feliz é ser respeitado e respeitar, é ser conhecedor de si mesmo, é ser criança, jovem, adulto e idoso... Ser feliz é ser "ser-humano".
Se depois de ler isso, caro internauta, e achar que sou feliz a maior parte do tempo, está muito enganado. Só vivendo num delírio na Terra do Nunca eu seria capaz de ser inteiramente feliz (assim acho). Com tanta violência, injustiça e mentira que existe no mundo, além dos conflitos que nos atinge dia a dia, é impossível pensar numa felicidade constante.
Se sentir feliz é uma condição interna e apesar de ser influenciada por fatores externos, ela é capaz de driblar (muitas vezes) os aspectos do meio e se manter invicta. Quantas vezes presenciei episódios de pessoas ricas, cheias de saúde e de vida, mas que não sabiam sequer o que era felicidade. Nessas situações percebi que feliz não é aquele que tem e que sabe, mas sim aquele que sente a "tal coisa indescritível"... A sublime sensação de algo inexplicável, a qual pode se originar de uma simples canção.
Felicidade plena???? Eu não busco isso. Até porque acredito que não existe. Sempre irá faltar algo que nos contemple. A falta faz parte da essência do sujeito (os psicanalistas sabem bem). E enquanto não enxergarmos isso, seremos eternos "procuradores" de algo ilusório e talvez, fadados à infelicidade (Ressalto que esse meu texto não vale para os reais melancólicos e deprimidos).
Solução rápida para os problemas todos desejam. Mas é um absurdo ter que assistir cenas de pessoas que precisam estar sedadas por medicamentos para lidarem com questões existenciais.
Na era da geração Prozac e dos populares transtornos psiquiátricos: depressivos, bipolares, pânico etc., é comum se encaixar dentro desses quadros e achar que com um comprimido tudo ficará mais fácil. No entanto, estar triste, nervoso ou com medo não significa, necessariamente, sintomas de um distúrbio e precisar de remédio. Tristeza, nervosismo, aflições, sofrimento e angústia fazem parte da vida e por mais que fugimos, em algum momento temos que encará-los.
Para terminar esse texto, gostaria de deixar vocês com uma frase que faz muito sentido pra mim frente á definição de felicidade. No maravilhoso filme "Na natureza Selvagem" (Into the wild), baseado em fatos reais, o protagonista Christopher McCandless decide abandonar sua vida vazia do cotidiano urbano para ficar isolado e em contato direto com a natureza e os livros. Por anos ele vive como andarilho e acaba tendo uma morte trágica e solitária em meio ao gelo do Alaska. Antes de morrer, ele escreve a seguinte mensagem:
"A FELICIDADE SÓ É REAL QUANDO COMPARTILHADA."

4 comentários:

  1. É filha, mais uma vez você me deixou emocionada!!!
    A felicidade, realmente, não é ausência de problemas, mas sim, é criarmos em nossa trajetória de vida habilidades para lidar com eles.
    Ela não está no fim da jornada, e sim em cada curva que percorremos para encontrá-la.
    O êxito consiste em alcançar o que se deseja,em desejar o que se alcança.
    A minha vida é sorrir, porque sou feliz...
    O que eu poderia querer mais do que você, o papai e as meninas, na minha vida. Amo tudo o que tenho e ainda terei.
    Paixões e beijos mil, gata!!!

    ResponderExcluir
  2. Carol

    O papai sempre foi "babão"... mas não posso deixar de reconhecer que você é uma pessoa especial... amiga...companheira...e com quem posso discutir todas as questões "que entram em pauta"... desde as futuras eleições, até a retirada dos americanos do Iraque e do Afeganistão.... como foram nossos dias, eu nos tribunais e você nas clínicas e no HC...
    Por vezes, temos posições divergentes..., mas isso só me faz te admirar cada vez mais... aprender a respeitar cada vez mais tua personalidade e caráter.... Te amo muito... Beijos.... muitos...

    PAPAI

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina,
    gostei muito do seu cantinho. Sou novata nesse meio de blogueiros e me encanto cada vez mais com os posts dos blogs que leio. E o seu já está entre os meus favoritos. Parabéns, fiquei feliz em ler esse post tão real e sincero. Sou mais uma seguidora e estarei sempre por aqui.

    ResponderExcluir